quinta-feira, 28 de março de 2013

Lá na Grécia

A filosofia começa quando pensamos com razão. Antes lá na Grécia e em outras partes do mundo o sobrenatural explicava tudo, logo veio a razão.
Enxergamos algumas figuras nessa época. O pai da ciência, conhecido por ser o mais antigo pensador é TALES DE MILETO. Ele e outros filósofos buscavam um elemento que fosse a base de tudo, nesse caso, Tales escolheu a água. Sabe-se pouco de sua vida pois só há registro post mortem do mesmo.
PITÁGORAS foi outro homem importante, ele nasceu em Samos, mas acabou morando no sul da Itália, com atitudes hoje consideradas talvez excêntricas e místicas, perguntamos o por que podemos o considerar um filósofo. Pitágoras dizia que a matemática era a base de tudo e a aplicava em pensamentos lógicos, assim fazendo descobertas que seriam eternizadas.
Na política, o poder de argumentação era admirado pelos atenienses e SÓCRATES dominava isso como ninguém, seu discípulo, PLATÃO, não via a democracia como única forma de governo e sua teoria de ideias é leitura obrigatória até hoje para filósofos, assim como é obrigatória a leitura dos deixados por ARISTÓTELES, que foi discípulo de Platão na Grécia Antiga.

Nenhum comentário:

Postar um comentário