domingo, 15 de abril de 2012

Ego

De acordo com o dicionário "Egoismo" significa: Sentimento ou maneira de ser dos indivíduos que só se preocupam com o interesse próprio, com o que lhes diz respeito. Logo interessei-me para descobrir a diferença entre Egoísmo e Egocentrismo.

O egocentrismo caracteriza-se pela fantasia de imaginar que o mundo gira em torno de si, tomando o eu como referência para todas as relações e fatos.
Uma pessoa egoísta pode não ser egocêntrica, uma vez que luta para fazer com que os fatos se amoldem a seus interesses.

Ao meu ver, não é errado ser egoísta, sim egocêntrico. Tudo com limite, é claro. Eu me considero até certo ponto, um pouco egoísta, mas acho que nunca interferi na ida de ninguém para isso. E não de maneira que não considerasse as opiniões dos outros. Talvez num primeiro momento eu tente negociar opiniões, mas caso dê errado eu tento adaptar-me ao que é acordado entre as partes. Isso não é ao todo ruim. É claro que ninguém é de ferro, pois então devo algumas vezes ter estrapolado no meu egoísmo. Acontece que há pouco tive uma discussão com minha irmã que envolvia opiniões, visão sobre dinheiro e sonhos. Ela me acusou de Egoísta e eu a acusei de Orgulhosa.
Acho que esses são pontos que podem se acumular em uma pessoa, mas quando estão cada uma em um inidividuo, a relação pode não ser das melhores.
Parei há muito tempo de dizer que só eu estou certo ou mesmo de levantar a minha voz numa discussão por mais séria que ela seja. Mas quando minha irmã me disse isso há pouco (não que tenha sido a primeira vez), parei e comecei a pensar. Até que ponto eu sou egoísta? Será que sou tão egoísta assim? Essa é uma pergunta que vou deixar para comentar por aqui no futuro, já que acabei de formula-la e não é em dez minutos que vou poder respondê-la.
Mas deixo a mesma pergunta para quem lê esse post aqui: Será que seu egoísmo está virando egocentrismo? Será que seu egoismo é grande o suficiente para atrapalhar a vida de outras pessoas? Pense nisso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário