quinta-feira, 3 de maio de 2012

Eu Comissário


Já não lembro ao certo o porquê fui fazer um curso de comissário de bordo. O fato é que eu já havia pensado nessa possibilidade desde o momento que quase fiz faculdade de hotelaria no SENAC (e se bobear devia ter me formado lá).
Antes eu era um pouco receoso sobre a área, pelo fato das matérias que eu estudaria e por não ser um curso de graduação. Mas era ignorância minha. Ser comissário é uma grande vantagem sobre a aioria das profissões, incluse aquelas que você tem que fazer uma faculdade.
É lógico que se você quer ser médico e ama o que quer ser não há quem te impedirá de estudar quase ou mais de 8 anos até "iniciar" na carreira, mas para aqueles que gostam de desafios, segurança, hospitalidade, cordialidade, viagens e coisas relacionadas a carreira de comissário de bordo é uma grande vantagem sim.
Totalizando desde o inicio até eu passar na prova da ANAC (A prova farei em junho) foram 7 meses de estudo e em média 4 mil reais com cursos, exames médicos, provas, transporte e alimentação durante esse tempo.
Caso eu entre em uma empresa aérea (e hei de entrar), o salário é em média de 3 mil reais, sendo que há um limite de horas que se pode voar no mês. São, no mínimo, 8 folgas no mês, sem contar os períodos de descanso e sobreaviso. É uma profissão´extremamente séria apesar dos sorrisos distribuídos pelos comissários quando voamos, além de ser de risco, afinal são mais de 60 horas por mês a mais de 30 mil pés de altitude.
Para ser comissário é necessário ingressar em um curso específico que dura de 3 a 7 meses, passar em diversos exames médicos e passar na prova da ANAC. Aí então é que se pode enviar o currículo para as empresas e esperar alguma entrevista.
É interessante para a empresa contratar comissários que falem outros idiomas (Inglês é essencial e ter espanhol ou outro idioma é muito bom). Não ser nem tão baixo e nem tão alto pode contar, assim como o peso proporcial. Imagine um comissário muito alto num avião muito pequeno ou um comissário muito acima do peso se movimento numa passarela de 60 cm de largura, por isso é importante cuidar da saúde. Outros fatores que podem contar é se o comissário tem boa apresentação, educação... Todas aquelas coisas que vemos em comissários de voo.
Uma professora minha disse também ser legal saber nadar, afinal vai que... O mais importante é querer ser comissário e demonstrar isso na entrevista e durante o tempo de trabalho, afinal você está sendo pago para tratar diretamente com o cliente de determinada empresa aérea.
O curso teorico foi meio maçante de ser levado, afinal é muita informação em pouco tempo. Minha dica é prestar atenção na aula e fazer muitas questões de simulado. É o que lhe salva na hora das provas.
As matérias são diversas, divididas em quatro blocos:
I - Segurança, Emergência e Sobrevivência
II - Sistema de Aviação Civil e Direito
III - Primeiros Socorros e Medicina Aeroespacial
IV -Conhecimento Geral de Aeronaves, Teoria de Voo e Meteorologia
O povo geralmente não curte os blocos 2 e 4 (que são os que mais gosto, sou do contra sempre).
Eu posso afirmar uma coisa: A cada dia que passa me agrada mais a ideia de voar em uma empresa aérea nacional ao mesmo tempo que continuo a escrever e estudar teatro. Gosto das duas coisas e se a oportunidade surgir mostrarei minha competência para o que me contratar.
Qualquer dúvida ou dica que queiram deixem nos comentários que eu lhes respondo.
Abraços do Aeronauta "Jefferson Ribeiro" (Será esse o nome que usarei no meu crachá rsrs)

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