sábado, 28 de dezembro de 2013

Resumo do livro do Ki

O Budo é uma prática física particular que conduz com certeza ao desenvolvimento espiritual. A abordagem do budo conduz ao fortalecimento da identidade. No budo, a procura da qualidade da técnica esta diretamente relacionada com a busca pelo signifcado da vida. As sensações vão muito além das palavras, assim como muito além das traduções que vem carregado de um significado que as palavras não podem dizer. O ki nao um conceito abstrato, não é tangível pois esta conectado com a experiencia subjetiva. Se o Ego é reforçado o ki diminui. O ki do corpo está em harmonia com o ki do universo.
O budismo e o taoísmo buscam aprreender a essência das coisas sem delimita-las e deformá-las por meio das palavras. Esse é um estado de vazio ou nao pensamento. Seria errado dizer que ha um nivel em que só a mente é a força determinante, porque sem técnica fisica não há combate. Budo tem uma estrutura dúpplice: é necessário que se esteja sempre preparado para liberar a violência, mas também é necessário manter um estado de lucidez de tal modo que a mente possa perceber plenamente o que esta acontecendo ao redor.. Um dualismo entre a violência e a calma. Se o combate de budo é o cambate de ki, ele também um combate da mente. Isso assemelha-se a seguinte frase: Se a mente está correta, a espada está correta"
É necessário que nos esvaziemos de todos os pensamentos e imagens negativas, a primeira coisa que a pratica de kiko ensina é formar imagens positivas para os exercicios. Quando entramos em combate tentamos perturbar o ki do oponente. Um combate de qualidade é aquele onde se há percepção aguçada de seus competidores.
Os movimentos físicos usados nas artes são extensões dos gestos da vida diária. Concentração, vontade, convicção, querer procurar a perfeição mesmo sabendo impossivel encontra-la, porém é possível chegar aum estado de perfeição, vide mestres, a ideia de treinar, cultivar, foco

Nenhum comentário:

Postar um comentário