quarta-feira, 11 de maio de 2011

As nuvens - Aristófanes

Não nos foi pedido que lêssemos esse livro de Aristófanes, mas na edição de Lisístrita que eu peguei emprestado, havia também esse texto e como gostei de teatro clássico, aproveitei para lê-lo também. Em resumo, trata da história de Estrepsíades, um caloteiro que gastava seu dinheiro com cavalos e não queria pagar os credores. Ele tinha um filho preguiçoso e queria que este, Fidípides, aprendesse a arte da Retórica com Sócrates para enrolar os que o pai devia e assim ele não pagaria. O filho recusa e então Estrepsíades toma aulas com Sócrates, mas é mau aluno. Obriga o filho a tomar aulas. Estresíades nega aos seus credores o pagamento, mas como foi injusto seu filho, Fidípides o bate por que agora, garoto estudado e conhecedor do que é justo e da retórica, se acha no direito de fazê-lo com pai que é injusto e não pagou as contas.
A peça é satírica com o povo da época e mais voltada para a comédia nova, onde o cotidiano tem foco e não tanto mais a política.
Ainda essa semana postarei sobre nossa aula de História do Teatro hoje 11/05, que envolveu o teatro romano e seu contexto histórico.


Nenhum comentário:

Postar um comentário