Se não me engano já deve ser a quarta aula de história do teatro. Parece meio sem graça e sem ação para um ser humano ansiando os palcos, mas pare e observe a importância de aprender nomes, conceitos, história e épocas. Se pensas que não lhe servirá de nada, sente-se numa rodinha de bons atores e veja onde os assuntos mais teatrais acabam: nomes, diretores, peças, história e histórias... Enfim, é envolvente saber sempre mais sobre aquilo que é importante e bom.
Serei Audaz e falar com minhas palavras o que estudei em sala. Nosso professor, Walmir Pavam, preparou-nos um roteiro com base na obra de Jean-Pierre Ryngaert. Que [OMG] abriu meus olhos de uma maneira que nunca imaginaria. Imagina se em minhas mãos esse roteiro estivesse quando preparamos "O auto da barca do inferno" no Ensino Médio?
Há vários aspectos de um texto a serem analisados, tais como o Enredo [O que acontece, qual a sequência]; O conflito [aquela contraposição, obstáculo, oposições que regem a cena analisada]; a Intriga [relacionada ao conflito, mas mais referente "ao porquê" do que "ao quê"]; o Espaço [tanto cênico, como que são citados apenas]; O Tempo [se é ou não cronológico, usa de saltos? e mesmo o tempo subjetivo*]; as Personagens [as relações, conflitos, exposições de sentimentos - ocultos ou expostos - reflexões e linguagem]; Linguagem [se é cotidiana ou não, se é regional, diálogo, monólogo, narração, canção, verso, prosa, se usa de figuras de linguagem]; Uso de títulos e rubricas [se é de ação ou interação, se interfere na peça].
Com essas informações analisamos dois trechos de "Édipo Rei" (Sófocles), assim nos aprofundamos mais conscientemente na peça, conhecendo-a melhor. O que, ao meu ver, é ótimo.
Desse roteiro sempre farei proveito, certamente. Para a próxima aula ele [o professor] quer nossa leitura de Lisístrata (Aristófanes) uma comédia grega, que por acaso consegui emprestado com um amigo e também a melhor leitura de "A poética de Aristóteles". Agora é ler e analisar, colocando em prática todo o possível.
Nenhum comentário:
Postar um comentário