Caso no futuro eu não apague posts antigos, pode-se dizer que esse é meu post de número 100. Ultimamente, a cada dez posts, nove é um diário de curso do teatro que venho estudando. No futuro será válido. Hoje uma segunda-feira estudamos mais interpretação cênica. Um aquecimento ali, um alongamento ali, um exercício de sensibilização (massagem) e outro de imaginação (imaginar a sensação que o objeto nos causa de olhos fechados) para iniciar.
Depois com trechos do Clássico Édipo na mão, fizemos a análise do texto. Iniciando com sua compreensão e leitura atenta e pontuado para assim fazermos as circunstâncias dadas das personagens.
circunstâncias dadas, envolvem a especificidade de cada pergunta a ser respondida.
Quem? Quando? Onde? Como? Por que?
Quem? refere-se ao personagem, quem é ele, o que ele faz? etc...
Quando? O ano, a estação, o mês, a hora, os segundos...
Onde? O mundo, o país, o local, a cidade, aonde na cidade...
Como? refere-se a como ele se sentia naquele momento, como estava por dentro...
Por que? refere-se ao motivo que o levou a sentir tal sentimento, a se expressar de tal maneira...
E por aí vai. Respondendo essas questões somadas a um bom entendimento do texto e uma leitura fluente as coisas ficam mais fáceis, bem mais fáceis acredite. Lembram-se que eu dei aqui um roteiro que me foi passado na aula de história? Ele também é útil nessa análise. Pois somando tudo isso, mas um estudo consciente de todo um contexto o que é inconsciente, os próprios sentimentos também, surgem com menos esforços quando eu os requerer. Aula que vem os trechos a serem analisados serão mais longos. Agora e ver o que se passa. Até lá.
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